Escher – 2D x 3D

Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 – Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

Passou a maior parte da sua infância na cidade de Arnhem onde floreceram suas primeiras habilidades. Começou com seus estudos da arte com o professor F. W. Van de Haagen, com quem aprendeu a trabalhar com as formas e a desenhar em linóleo.

Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de ótica, com notável qualidade técnica e estética, tudo isto, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva.

Algumas Obras

1-Ascending and Descending. 1960, litografia.


Trata-se de um eterno caminhar cíclico onde quem está descendo as escadarias chega a um nível mais alto e em contra partida quem está subindo, chega a um nível mais baixo.

2- Belvedere. 1958, litografia.

Além de muitas outras incongruências, na imagem observa-se que o plano superior tem o mesmo comprimento do que o plano inferior estando os dois porem posicionados em direções distintas. Assim como, a uma inversão nos pilares da construção e nas arestas do cubo que aparece no canto esquerdo, inferior da imagem.

3-With birds, 1949.

Nesta imagem, os espaços vazios são completados por outros elementos em contraste.

4-Drawing hands. 1948.


A intenção cíclica não nos permite identificar qual das mãos começou a desenhar primeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: